Viva em união

“Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união!”, Salmo 133.1

Comportamento

A intensificação de problemas emocionais torna a solidão um sentimento comum nos dias de hoje, afetando muitas pessoas. Algumas, se isolam por se sentirem sobrecarregadas ou por experiências traumáticas; outras por baixa autoestima, medo e até mesmo timidez. Entender as razões pela qual se opta por ficar sozinha é importante para abordar a questão de maneira compassiva e eficaz.

Embora momentos de solitude sejam espiritualmente enriquecedores, como o próprio Senhor Jesus nos ensina quando retirava-se para orar e estar a sós com Deus (Lucas 5:16), um isolamento contínuo é prejudicial. Isso porque evitar relacionamentos interpessoais acarreta sérios problemas. Desde a Criação, Deus não desejava que vivêssemos solitários. Ele afirmou que "não é bom que o homem esteja só" (Gênesis 2:18) e, por isso, formou a mulher para ser sua companheira.

O Altíssimo sabe que fomos projetadas para compartilhar nossas vidas, apoiar uns aos outros e crescer juntos. Estar em sociedade nos ajuda a enfrentar os desafios, nos dá forças e nos permite experimentar o amor e a graça de Deus de maneira profunda. Os desafios da convivência nos aperfeiçoam e nos induz a colocar em prática os ensinamentos de Cristo, contribuindo para um mundo mais amoroso e justo.

Querida irmã, saiba que você não estão sozinha em suas lutas emocionais. Deus a criou para viver em comunhão, não em isolamento. Ele entende suas dores e desafios, e está presente em sua vida. Permita-se buscar e cultivar relacionamentos saudáveis que tragam apoio e alegria. Ao fazer isso, vocês estará não apenas obedecendo ao plano divino, mas também fortalecendo sua própria fé e bem-estar.

Envolva-se na comunidade, seja na igreja, no trabalho ou em grupos de apoio. Compartilhe suas histórias, ouça as de outras mulheres, e ajudem-se mutuamente. Lembre-se de que servir ao próximo é servir a Deus, e ao se dispor a desfrutar da comunhão entre irmãos em Cristo, você estará permitindo que a luz de Cristo brilhe através de sua vida.


Marta Lima

MqV – Pernambuco


Foto de Valiant Made / Unsplash