Viva sob a direção de Deus

“Toda mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola derriba-a com as suas mãos”, Provérbios 14.1

Comportamento

A Palavra de Deus é o manual o qual devemos nos apegar para que a nossa vida e família sejam edificadas. Precisamos estar sensíveis a voz de Deus permitindo que Ele nos use. Assim ocorreu com Abigail, uma sábia mulher descrita no livro de Samuel.

Certa vez, quando fugia de Saul, Davi solicitou mantimentos a um homem muito rico, chamado Nabal. Porém, ele não só se recusou a ajudar, como também insultou o futuro rei. Isso provocou ira em Davi, o qual decidiu mata-lo. Porém, Abigail, esposa de Nabal, conseguiu reverter a situação com as suas palavras e, assim, livrou a sua família do mal.

E lançou-se a seus pés, e disse: Ah, senhor meu, minha seja a transgressão; deixa, pois, falar a tua serva aos teus ouvidos, e ouve as palavras da tua serva. Meu senhor, agora não faça este homem vil, a saber, Nabal, impressão no seu coração...”, 1 Samuel 25:24-25a.

Ela promoveu a paz em meio à crise enfrentada, tendo uma visão geral do problema. Abigail foi leal, sem ser “cega” e recebeu a atenção de Davi. “Então, Davi disse a Abigail: Bendito o Senhor, Deus de Israel, que hoje te enviou ao meu encontro. E bendito o teu conselho, e bendita tu, que hoje me estorvaste de vir com sangue e de que a minha mão me salvasse”, 1 Samuel 25.32-33.

Será que, assim como Abigail, você consegue ter uma visão geral da crise que está enfrentando e usa sabiamente a sua habilidade para promover a paz? Você é leal sem ser “cega”? Que desafio você enfrenta hoje que requer o controle da Deus?

Percebemos que Abigail tinha bom entendimento. Ela era decidida e não se acomodou diante daquela situação delicada. Soube agir na hora certa. Essa mulher foi uma intercessora, tomando para si a culpa do seu marido, se humilhando por algo que não havia feito.

As difíceis situações da vida podem fazer com que as pessoas deem o melhor de si e desempenhem o seu papel, tanto com relação a sua família, quanto no meio da sociedade. Seja uma mulher sensível a voz de Deus para que Ele possa usar você.


Com Carinho,

Mariza Costa Borges.