A importância do perdão

"Então, Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo que até sete, mas até setenta vezes sete", Mateus 18.21-22

Inteligência emocional

Se perdoar fosse fácil, provavelmente a Bíblia não nos aconselharia tantas vezes a conceder o perdão. Jesus sabia que passaríamos por situações difíceis em nossa caminhada, que pessoas iriam nos magoar, serem injustas e ingratas. Por isso, Ele nos deixou a ordem para perdoarmos sempre que fosse necessário.

O perdão, além de ser algo que agrada a Deus, é essencial para o nosso bem espiritual e emocional. Muitas pessoas podem achar que perdoar quem lhe causou danos é sinal de fraqueza, mas aos olhos de Deus, tal decisão é sinal de grandeza. Provérbios 19.11 diz que a glória de um homem está em esquecer uma transgressão.

José perdoou os seus irmãos, mesmo depois de sido prejudicado por eles. A atitude desse homem de Deus nos mostra a razão pela qual ele ocupou posteriormente uma posição elevada. Ele não era grande apenas por fora, mas também por dentro. É possível entender que uma pessoa se torna grande e nobre do que quando perdoa.

Independente da injustiça que você tenha sofrido, não guarde mágoa em seu coração. Quando você decide perdoar, se torna uma pessoa mais feliz e tem paz. Se desprenda de sentimentos ruins e peça ao Espírito Santo que ajude a você a perdoar, e ele certamente a ajudará.


Flávia Santos

MqV - Distrito Federal