Alma curada

“Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo”, Efésios 4.32

Inteligência emocional

Quem nunca falou ou ouviu a frase: “errar é humano”, como tentativa de justificar uma falha cometida? De fato, a nossa natureza terrena é imperfeita, mas não podemos nos acomodar, considerando o erro como algo normal e aceitável. É preciso nos aperfeiçoarmos para não pecarmos contra Deus, nem contra o próximo e, da mesma forma que as Escrituras nos orientam a sermos benignas, nos advertem a agirmos com misericórdia.

O que muitas vezes acontece é que queremos receber, mas nem sempre estamos dispostas a conceder o perdão. Há quem tenha sofrido duras afrontas, sendo vítimas de infidelidade, abusos, desprezo e injustiças. Por mais que essas mulheres saibam que precisam agir com misericórdia, simplesmente não querem ou não conseguem proceder de acordo com a recomendação do Altíssimo. O que percebo é que existem quatro formas de ataque do inimigo após ele conseguir fazer com que a mágoa entre em nosso coração: a primeira é trazer o ocorrido sempre a nossa memória para que fiquemos o tempo todo remoendo o sofrimento; o segundo é o orgulho, que faz nos sentirmos superiores de alguma forma ao ofensor e com isso achar que ele não é digno de compaixão; o terceiro é o sentimento de fracasso, que faz nos sentirmos culpadas por não conseguirmos perdoar; e por fim, a desconfiança, que nos faz termos o ofensor arrependido sempre em suspeita.

Seja qual for o ataque que o inimigo tenta usar, o fato é que, se dermos ouvidos a ele, passaremos os dias amarguradas. Criaremos uma espécie de barreira emocional, que nos impedirá de enxergarmos e consequentemente desfrutarmos das bênçãos. O Senhor jamais nos mandaria realizar algo, que não fosse possível de cumprirmos. Por mais que achemos difícil, precisamos primeiro querer perdoar. Depois, abrirmos o nosso coração para Deus pedindo que nos ajude. Jesus nos ensinou a orarmos pelos nossos inimigos, interceder e abençoar os que nos fizeram sofrer. Esse é o segredo, quando agimos assim, o nosso coração estará disponível para que o Senhor nos cure e, assim podemos até nos lembrar do mal que nos fizeram, mas sem sentirmos rancor ou mágoa.

Mulher que vence, o inimigo sabe os males que a falta de perdão pode nos causar. Por isso, ele insiste em usar pessoas para lançar as suas setas a fim de nos machucar. É preciso estarmos vigilantes e orarmos repreendendo a sua atuação, a tempo de não retermos mágoas. Mas, caso você não tenha feito isso e esteja disposta a perdoar, peça ao Senhor que lhe de forças para amar o seu ofensor. Tenha uma atitude correta e honesta dos seus próprios pecados, afinal: aquele que não tem pecados, que atire a primeira pedra (João 8.7). Não tente se vingar! Lute para desenvolver um coração amoroso e um espírito amável. Agindo assim, o Senhor recompensará você!


Luciana Ribeiro

MqV - Sergipe


Foto: Envato Elements