Todas nós já passamos por momentos de tristeza. Alguns que duraram dias; meses; enquanto outros, anos. Este sentimento pode se manifestar por diversos motivos que envolvem: luto, decepções, falta de perspectivas pessoais, enfermidades, entre outros. Apesar de comum, quando este persiste por muito tempo, é preciso tomar cuidado, pois pode sinalizar um problema grave.
A Bíblia apresenta várias pessoas que experimentaram tristeza profunda em algum período da vida. Jacó sofreu com a perda de Raquel, sua esposa e com a impossibilidade de salvar seu filho José. Ana vivia angustiada por causa de sua esterilidade. Tamar chorou amargamente pela tragédia de ter sido estuprada por seu meio-irmão. A rainha Ester se entristeceu diante da destruição iminente do seu povo.
Não há quem não tenha atravessado fases desafiadoras ao longo de sua caminhada. Mas, é interessante notarmos que, até mesmo a sabedoria traz consigo tristeza, pois nos leva a percebermos que nem tudo na vida proporciona alegria, como observamos em Eclesiastes 1.18. Maria, a mãe de Jesus, experimentou angústia intensa e profunda ao ver seu filho ser torturado e executado. Porém, havia um propósito para que tudo aquilo acontecesse, ainda que a princípio ela não compreendesse.
Querida irmã, as Escrituras nos mostram que é possível encontrar conforto e esperança mesmo nos momentos mais tristes. Assim como tantos personagens bíblicos experimentaram a dor e a aflição, também nós podemos confiar que há um propósito por trás de nossas tribulações. Deus nos promete que o tempo de luto chegará ao fim e que Ele mesmo será a nossa luz perpétua. Deposite sua fé no Senhor e Ele virá em seu socorro. Seu sofrimento chegará ao fim, em Nome de Jesus!
Angelita Ribacki
MqV - Maranhão