Avance e vença

“... uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”, Filipenses 3.13-14

Inteligência emocional

Andar para frente olhando para trás não é uma atitude sábia. Isso porque facilmente a pessoa pode tropeçar em algum obstáculo, ou até mesmo cair em um buraco, e se machucar. O mesmo se aplica em nossa vida, não podemos avançar se insistimos em remoer as dores do passado, causadas por quem nos decepcionou.

Precisamos ter em mente que, da mesma forma que algumas pessoas nos desapontam, nós também fazemos o mesmo com outras e nem sempre atentamos para isso. Às vezes decepcionamos uma amiga, um ente querido, o cônjuge ou alguém próximo e a pergunta é: como gostaríamos que essas pessoas agissem conosco, se estivéssemos na mesma condição que a delas: guardando mágoas ou perdoando?

Não é possível avançarmos se nos mantemos presas às dores emocionais. Quando ficamos remoendo as decepções do passado, corremos o risco de adoecer, além de perdermos a paz, o sono, o apetite, a alegria, o fervor espiritual e até mesmo a vontade de viver. Não fique olhando para o “retrovisor” dos desapontamentos.

Se liberte das decepções que vivenciou e siga as orientações de Paulo: esqueça o que para trás fica e avance rumo às bênçãos que o Senhor tem para você. Não guarde mágoas, nem tenha um arquivo vivo de memórias mortas, não faça registros emocionais daquilo que machuca você. Não importa o que você passou, mas sim o que viverá. Avance e vença, em Nome de Jesus!


Andrea Schueng

MqV - Rondônia