Controle as suas emoções

“As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos; porque as suas misericórdias não têm fim. Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade”, Lamentações 3.22-23

Inteligência emocional

Diariamente sofremos diversos tipos de afrontas, seja em casa, no trabalho, nas instituições de ensino ou até mesmo no percurso em que nos dirigimos para os nossos afazeres. Comumente encontramos alguém que tenta tirar a nossa paz com mentiras e desprezo. Há quem se empenhe em testar a nossa paciência para nos irritar e, ao obterem uma reação mais dura, nos acusam de não estarmos demonstrando um comportamento adequado.

Muitas pessoas, inclusive cristãs, não entendem que as nossas emoções nos foram dadas por Deus, a grande questão é que precisamos saber administrá-las. O Senhor nos formou e conhece as nossas limitações. Por isso, em Efésios 4.26, nos deu o seguinte alerta: “Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira”. Isso significa que em algumas ocasiões podemos até nos indignar com as injustiças que nos fazem, mas ao mesmo tempo não podemos permitir com que este sentimento se degenere em pecado, ou seja, deixar que ele se converta em mágoa, rancor e ódio.

Precisamos nos compadecer daqueles que nos perseguem e lembrar de que nós também erramos com Deus, mas ainda assim Ele derrama sobre nós da sua misericórdia todos os dias. A cada manhã, temos uma nova oportunidade de nos arrependermos e de nos voltarmos para a sua Palavra. Da mesma forma, devemos ter o mesmo olhar de compaixão em relação àqueles que nos maltratam, orando e oferecendo o perdão.

Querida amiga, o inimigo buscará a todo custo transformar a sua indignação em pecado, como por exemplo, fazendo com que ela ganhe espaço e nutra em seu coração o ódio e a mágoa, criando assim uma barreira, que impedirá a sua comunhão com Deus. Não permita que isso ocorra! Peça ao Senhor para lhe moldar e dar a você condições para que aqueles que a perseguem sejam alcançados pelo amor e misericórdia do Altíssimo, sendo libertos, salvos e transformados, em Nome de Jesus.


Poliana Simôni

MqV – Rondônia