Em quem você tem crido?

“por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho, porque eu sei em quem tenho crido e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele Dia”, 2 Timóteo 1.12

Inteligência emocional

Paulo sabia que, embora estivesse preso, fora chamado para proclamar a obra redentora de Cristo. O apóstolo não tinha dúvida da sua fé em Jesus e estava disposto a demonstrá-la onde fosse preciso. Mesmo que tivesse que ir para o cárcere e ser maltratado, nunca pensou em desistir. Sabendo dos obstáculos que era obrigado a lidar, enquanto cumpria a sua missão, ele aproveitou para admoestar ao jovem Timóteo a guardar a sã doutrina e o ministério que recebera, sem se envergonhar do evangelho.

É possível percebermos a confiança que Paulo tinha em Deus, ao declarar “eu sei em quem tenho crido”, em meio a circunstâncias tão adversas. Trazendo para os dias atuais, observamos pessoas que se desesperam ao sofrerem pressões e injúrias, que não chegam nem “aos pés” das que o apóstolo passou. Porém, diferentemente dele, em vez de declararem a sua fé no Senhor, acabam desistindo de lutar em prol do que têm buscado do Senhor.

Em Tiago 1.6, somos orientadas a nos apresentarmos diante de Deus com fé, pois a pessoa que duvida é semelhante à onda do mar, levada de um lado para o outro, mas nunca chega a lugar algum. Quem em determinados momentos crê, enquanto em outros recua diante das circunstâncias contrárias que surgem, é inconstante e não consegue alcançar os seus objetivos. Paulo sabia que as adversidades que estava sofrendo eram passageiras, pois ele cria no Deus onipotente.

Convido você a refletir sobre como tem se comportado em momentos de provações. Agindo como aquele homem paralítico há 38 anos, que atribuía a sua condição de longa data aos outros, que não o lançavam no tanque ou simplesmente mergulhavam antes dele (João 5.1-15); ou como alguém que não procura circunstâncias para culpar, mas persevera na fé se reconhecendo como herdeira de todas as bênçãos conquistadas por Jesus na cruz do Calvário? Escolha confiar no Senhor, em vez de crer nos ventos contrários e você alcançará a vitória, em Nome de Jesus!


Edinalva Dias

MqV - Roraima


Foto de Timothy Eberly / Unsplash