Esqueça o passado

“Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma”, 3 João 1.2

Inteligência emocional

Reparar os erros cometidos no passado a fim de corrigi-los é algo que devemos fazer. Porém, não podemos nos apegar a eles e permitir que sejam condicionadores emocionais para o nosso futuro.  Ainda que tivéssemos tido uma herança familiar negativa, não precisamos aceitá-la. Quando aceitamos ao Senhor como Salvador, tudo se fez novo! Deus deseja que toda a nossa vida vá bem.

Observamos no livro de Gênesis que a casa da família de José não oferecia lembranças alegres para ele. Mas, isso não o deixou preso às marcas emocionais negativas que a vida poderia ter deixado em seu coração. Ele cresceu como o favorito de seu pai e foi o primeiro filho de Raquel. Jacó demonstrava seu amor por José mais do que a todos os seus irmãos e em certa ocasião chegou até a dar-lhe uma túnica com várias cores (Gênesis 37.3).

O tratamento especial conferido ao amado de Jacó gerou aborrecimento em seus irmãos, que passaram a odiá-lo e intentaram matá-lo. Humanamente falando, José teria razões de sobra para se sentir ressentido, traumatizado e até mesmo complexado. Mas, as circunstâncias enfrentadas no passado não foram referenciais de vida para ele, que perseverou em servir a Deus e se tornou governador do Egito.

A história de José nos faz refletir que, para avançarmos é necessário olharmos a vida com os olhos de Deus, não nos baseando nas adversidades que se apresentam, mas confiando que o Senhor sarará e limpará o nosso coração de todos os fatos ruins que aconteceram e nos honrará. Querida irmã, o desejo de Deus é que tudo vá bem em sua vida e, para que isso aconteça peça a Ele discernimento, creia em Seus cuidados e vigie os seus pensamentos.   


Amábia Moraes

MqV - Goiás