Liberte-se do passado

“Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis?”, Isaías 43.18

Inteligência emocional

Há pessoas que estão com o corpo no presente, mas com a alma presa no passado. Geralmente, isso ocorre quando as tristezas vividas não foram superadas e deixaram marcas, que ainda não foram cicatrizadas e continuam doendo. 

Algumas mulheres sofreram abusos sexuais e não conseguem mais se relacionar com ninguém. Há uma espécie de bloqueio e medo, que a impede de ser feliz no presente. Elas se sentem indignas de contrair um matrimônio com um homem de Deus e, com isso, a vida sentimental delas se tornou um terreno inacessível. A Palavra de Deus diz em 2 Coríntios 5.17:  “Assim, se alguém está em Cristo, nova criatura é. As coisas velhas passaram, tudo se fez novo”.

Se você está presa a algo ruim do seu passado, liberte-se para viver o novo do Senhor. Procure alguém de Deus para conversar e ajudar você a expurgar aquilo que a machuca e tira a sua paz. Em Tiago 5.16, é dito: Confessai as vossas culpas uns aos outros e orai uns pelos outros, para que sareis; a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos”.

Libere perdão para quem ofendeu e feriu você. Jesus disse que se nós não perdoarmos uns aos outros, o Pai celestial não perdoará as nossas ofensas. “Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará. Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas”, Mateus 6.14-15.

Enquanto uma pessoa não perdoa, ela fica ligada as memorias ruins do passado e não conseguirá desfrutar das coisas boas do presente. Se esse é o seu caso, faça o que a Palavra de Deus diz em Filipenses 3.13: “… esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão”


Patricia Gomes

MQV- Ceará