Livramento em meio à angústia

“E invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás”, Salmo 50.15

Inteligência emocional

Ainda que tenhamos contemplado o agir de Deus em nossa vida por muitas vezes, quem de nós nunca passou por um momento em que a tristeza era tanta, que nem conseguíamos ter forças para orar? O Senhor conhece as nossas limitações e sentimentos. Por isso, no versículo que estamos estudando hoje Ele nos dá uma promessa de livramento, se clamarmos no dia da angústia.

Houve um tempo em que Israel vivenciou uma situação muito complicada. O rei Acabe se casou com Jezabel, princesa de Sidom. Apesar das vantagens comerciais que a aliança proporcionou aos israelitas, trouxe como consequência a tentativa de implantação de costumes pagãos praticados pelos sidônicos. A nova rainha não só adorava aos deuses fenícios, como também perseguia aos seguidores do verdadeiro Deus. Seu marido, com o intuito de agradá-la, construiu um santuário a Baal em Samaria (1 Reis 16.32).

Em meio ao cenário caótico, Elias lançou um desafio ao rei, em que reuniu-se com os 450 seguidores de Baal e os 400 de Aserá para provar a todos quem era o Deus verdadeiro. Ao invocar fogo do céu sobre o sacrifício, o profeta foi respondido, enquanto os perseguidores do povo de Israel foram envergonhados e mortos (1 Reis 18.40). Sozinho, Elias enfrentou quase mil servos do inimigo. Mas, quando se viu ameaçado por Jezabel, temeu e se escondeu.

É possível observarmos que, mesmo tendo contemplado o agir de Deus, o profeta teve o seu momento de angústia diante de uma ameaça e fugiu para o deserto. Quantas vezes vencemos grandes batalhas e nos assustamos diante de algo menor? Querida amiga, quero encorajar você a não temer e nem fugir. Pois o Senhor que respondeu e alimentou Elias é o mesmo que sustenta você. Invoque-O, fique firme e Ele lhe dará a vitória.


Elizabeth Souza

MqV - Amapá


Foto de Brennan Martinez / Unsplash