Livre do medo

"E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me", Gênesis 3.10

Inteligência emocional

O medo é um inimigo terrível, que rouba a paz de espírito e mantem as pessoas aprisionadas. Esse tipo de sentimento tem impedindo muitos cristãos de desfrutarem da plenitude do que o Senhor tem para eles. Não é a toa que as Sagradas Escrituras revelam o seguinte: “Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação”, 2 Timóteo 1.7.

Ao desobedecer à ordem divina, Adão teve medo ao ouvir a voz do Criador e se escondeu. O pecado serviu de brecha para a entrada desse sentimento nocivo no coração do homem, no Jardim do Éden. Porém, isso não significa que uma pessoa que teme esteja em pecado, mas sim que ela deixou de atentar para o que Deus diz a ela para dar ouvidos aos pensamentos atormentadores do inimigo.

Quando olhamos de forma natural podemos observar os fatores que colaboram para que o medo ocorra, afinal são tantos acontecimentos ruins e maldade neste mundo que parece ser impossível não temer. Mas, nós que servimos a Deus jamais devemos nos esquecer de que Jesus veio para nos trazer paz interior e livramentos.

Pode parecer paradoxo, mas medo e fé são a mesma coisa, embora opostos entre si. Quando um deles inunda o coração, o outro deixa de existir. É por isso que precisamos fortalecer o nosso coração com a Palavra de Deus (Romanos 10.17). Analise o que você tem alimentado em seus pensamentos. Se eles têm trazido receio ao seu interior, descarte-os! Mantenha a sua mente firme no que as Sagradas Escrituras dizem a seu respeito e seja liberta desse sentimento maligno.


Amábia Moraes

MqV - Goiás