Não contamine o seu coração

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida”, Provérbios 4.23

Inteligência emocional

As Sagradas Escrituras nos orientam a guardarmos o nosso coração, porque dele procedem as saídas da vida. A palavra guardar significa defender, conservar, livrar e evitar. Assim, devemos manter o nosso coração sob constante cuidado e observação.

Talvez você esteja se perguntando: devo guardar o meu coração de quê? A resposta é: da maldade, do ressentimento, da mágoa, da tristeza, da depressão, da ilusão, da ira, da inveja, da fofoca, da idolatria, do engano, da ganância, da ofensa, da imoralidade, enfim, de tudo aquilo que não está de acordo com a Palavra de Deus.

No processo de guardar o coração precisamos ser insistentes na oração. Cada vez que uma pessoa peca, ela perde a comunhão com Deus e, se não se arrepender, o coração fica endurecido e não consegue mais ouvir a voz do Senhor. É necessário se examinar e, se for preciso, fazer acertos.

O coração do homem é o lugar da morada do Todo-Poderoso. Coloque as suas afeições naquilo que é bom e não permita que o seu interior seja contaminado pelo que não provém de Deus. Guarde o seu coração e você desfrutará do surpreendente futuro que o Senhor reserva para você.

MQV – Mato Grosso