No estudo de hoje iremos abordar uma questão delicada com a qual Neemias teve que lidar durante a reconstrução dos muros de Jerusalém: os relacionamentos. Ele precisou se fortalecer e buscar de Deus sabedoria para administrar conflitos e oposições, além de encorajar pessoas a realizarem a obra.
Movidos por inveja, Sambalate, Tobias e Gesém zombaram dos judeus e tentaram minar as forças deles com palavras de escárnio e derrota. Ao verem o bom andamento da reforma, chegaram a convidar Neemias para estar com eles, pois pensaram em lhe fazer mal e posteriormente escreveram uma carta de acusação. Mas o homem de Deus, no entanto, respondeu à altura e encerrou com uma oração ao Todo-Poderoso, o melhor meio de dar fim a uma contenda.
Tudo o que consta nas Sagradas Escrituras foi escrito para nos servir de exemplo. Assim como no passado, hoje, quando estamos em um propósito que agradará ao Senhor, o inimigo continuará usando circunstâncias e pessoas, até mesmo que se dizem evangélicas, a fim de nos fazer desistir. Ele fará o que puder para que a obra de Deus seja paralisada, os trabalhadores da seara desanimem e nada seja concretizado.
Minha irmã, tenha uma vida de oração e não perca o foco do que Deus tem falado a você. Saiba lidar com quem está ao seu favor, como também com quem se mostra contrário a obra que Deus confiou em suas mãos para fazer, seja o seu ministério, a sua prosperidade, a reconstrução do seu casamento, a restauração de sua saúde, entre outros. Se mantenha firme e você vencerá todos os obstáculos, em Nome de Jesus.
Angelita Ribacki
MqV - Maranhão