Sabedoria que vem do alto

“Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia”, Tiago 3.17

Inteligência emocional

A epístola de Tiago 3.13-18 traça um paralelo entre dois tipos de sabedoria: a terrena e a divina. A primeira é motivada por sentimentos provenientes do inimigo, já a segunda procede do Alto, sendo pura e produzindo bons frutos. Infelizmente é possível contemplar algumas mulheres abrigando em si maledicências e disputas, que por não serem provenientes de Deus, roubam a paz e o crescimento espiritual, indispensáveis a todas nós.

Quando uma pessoa permite que sentimentos diabólicos entrem em seu coração, ela acaba atrapalhando as bênçãos de chegarem a si, além de ficar impedida de ingressar no Reino celestial. É preciso termos a verdadeira sabedoria, que é aquela que vem da parte de Deus. Esta virtude possui algumas características: a de ser pura (sem mistura de ciúme, confusão ou obras más), amável, diligente, tratável, cheia de misericórdia e de frutos que promovem a paz.

A mulher que sente em seu coração que precisa melhorar, tendo a necessidade de se tornar mais sábia, está no ponto certo de sair do seu mundo pequeno e passar para a amplidão do Reino de Deus. Ela deve praticar o que está escrito em Tiago 1.5: “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada”.

Querida irmã, reconheça a sua pequenez e completa dependência do Altíssimo. Busque ter um caráter pacífico e misericordioso com os que estão à sua volta. Medite e pratique o que está escrito na Bíblia Sagrada. Jamais deixe de clamar a Deus por sabedoria. Saiba que Ele deseja que você mostre pelo seu bom procedimento as suas obras, sendo cheia e completa de todas as bênçãos e frutos que promovam a paz.


Edinalva Dias

MqV - Roraima


Foto de Johen Redman / Unsplash