Seja sábia e honrada

“O temor do Senhor é a instrução da sabedoria, e diante da honra vai a humildade”, Provérbios 15.33

Inteligência emocional

Saul foi escolhido por Deus e ungido como rei de Israel. Se tornar líder de uma nação chamada pelo Senhor como o Seu povo foi sem dúvida uma honra e ao mesmo tempo uma imensa responsabilidade. A missão estava sendo cumprida com êxito pelo novo chefe da nação. Só que, em um dado momento, quando ordenado a exterminar os amalequitas e tudo o que pertencia a eles, Saul poupa o rei Agague, ficando com parte do rebanho. Ao ser repreendido pelo profeta Samuel, ele tenta se justificar dizendo que temeu o povo dando ouvidos à sua voz e não admite a totalidade da culpa.

Sabemos o fim trágico de Saul e do seu reinado, mas por meio de suas atitudes observamos a gravidade do orgulho, que impede o homem de assumir os seus erros para ser perdoado e faz com que perca a honra recebida. Seu sucessor Davi contemplou de perto o perigo de abrigar este sentimento no coração. Por isso, clamou a Deus que não o deixasse cair em tal armadilha. No Salmo 19.13, ele disse: “Também da soberba guarda o teu servo, para que se não assenhoreie de mim; então, serei sincero e ficarei limpo de grande transgressão”.

Apesar de ter cometido pecados graves, Davi teve humildade de reconhecê-los e se arrepender com sinceridade, diferentemente de Saul. Ao observar o caráter de seu pai, Salomão iniciou o seu reinado pedindo a Deus sabedoria para governar bem o povo que lhe fora confiado. Tal virtude lhe foi concedida. O jovem rei entendia que a instrução para receber tal virtude era precedida pelo temor do Senhor no coração e assim ele foi honrado, recebendo além do que pediu.

Da mesma forma, se você quiser ser sábia e honrada pelo Senhor, tema a Ele e tenha um coração humilde. Reconheça os seus erros quando cometê-los e não credite aos seus méritos as conquistas obtidas.  Nunca pense que, “modestamente”, você é melhor do que as outras pessoas em algum aspecto. Jesus disse em Marcos 10.44-45: “E qualquer que, dentre vós, quiser ser o primeiro será servo de todos. Porque o Filho do Homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos”. Siga as orientações do Mestre e seja uma mulher bem-sucedida.


Marta Lima

MqV – Pernambuco