Sirva a Deus de noite e de dia

"e era viúva, de quase oitenta e quatro anos, e não se afastava do templo, servindo a Deus em jejuns e orações, de noite e de dia", Lucas 2.37

Inteligência emocional

O breve trecho acima nos conta um pouco sobre a história de Ana, uma idosa, que ficou viúva quando jovem e permaneceu nessa condição até os seus 84 anos de idade. O seu casamento durou pouco tempo e certamente ela vivenciou muitas décadas de solidão e de dificuldades. Isso porque, naquela época, as mulheres perdiam o sustento após o falecimento do marido. Passavam a viver na pobreza, em condições precárias, dependendo de doações para sobreviverem.

Podemos imaginar a angústia daquela mulher com a precoce partida de seu esposo e a incerteza do que estava porvir. Sabemos que Deus não está alheio a dor de quem perde uma pessoa amada. Jesus mesmo chorou com a morte de Lázaro e se compadeceu dos familiares enlutados. Mas, o sofrimento não deve nos enfraquecer a ponto de nos afastar do Senhor. Pelo contrário, deve fazer com que o busquemos cada vez mais, reconhecendo que vem dEle o nosso socorro.

Foi o que aconteceu com Ana, em vez de passar a vida inteira prostrada e angustiada pelo que acontecera, permaneceu louvando ao Senhor, jejuando e orando dia e noite. A fé desta mulher foi recompensada, pois viu quando Jesus foi levado ao templo para ser apresentado e cumprir as exigências da lei. Então, ela louva a Deus e passa a falar a respeito do menino para todos os que aguardavam a libertação de Jerusalém (Lucas 2.38). Que privilegio! Ela é uma prova de que quem persevera em andar com o Senhor, vê as promessas dEle se cumprirem!

Querida amiga, como você tem reagido em meio às circunstâncias que trazem tristeza ao seu coração? Sabemos que não é errado ter esse sentimento em determinados momentos da vida, mas não podemos deixar com que ele perdure por muito tempo. Talvez por estar angustiada, você já deixou de orar ou fazer um jejum em prol de algo importante.  Quem sabe pessoas ao seu redor precisam de uma palavra de ânimo e você não consegue perceber. Não permita que o desânimo impeça você de fazer a obra e nem de contemplar as promessas que o Senhor quer cumprir em sua vida. Busque a Deus e o seu coração será consolado.


Amábia Moraes

MqV - Goiás


Foto de Jesse Collins / Unsplash