Um pedido sincero

“Também da soberba guarda o teu servo, para que se não assenhoreie de mim; então, serei sincero e ficarei limpo de grande transgressão”, Salmo 19.13

Inteligência emocional

A arrogância e o orgulho podem afastar-nos de Deus e nos conduzir a caminhos perigosos. Sabendo disso, Davi orou para que o Senhor o guardasse da soberba e dos perigos que ela representa para a vida terrena, podendo até mesmo comprometer a Salvação de uma pessoa. Mesmo tendo uma posição de destaque e prestígio, o rei de Israel demostrava humildade e reconhecia suas próprias fraquezas.

 O Senhor ouviu e atendeu a oração de seu servo. Como recompensa por ter um coração segundo o do Altíssimo, Davi foi guardado em suas batalhas e recebeu livramento contra os perigos que o cercavam, incluindo as traições de quem ele não esperava. O rei encontrava sabedoria e forças em Deus. Sua liderança tornou-se um reflexo da sua fé, mostrando que aqueles que confiam no Criador e mantém-se humildes diante dEle são abençoados.

Davi nos ensina como devemos nos comportar para evitar os laços da soberba. Sua vida e reinado evidenciam que a verdadeira força e proteção vêm de um coração humilde e dependente de Deus. Ao seguir o exemplo do rei de Israel, não apenas alcançamos uma posição de destaque, como também obtemos proteção divina. As bênçãos que buscamos simplesmente vêm e nos alcançam.

Hoje, quero incentivá-la a abrir seu coração diante do Senhor, confessando suas dificuldades e tudo aquilo que tem lhe prendido. Não permita que algo se apodere de sua vida, tornando-a escrava dos prazeres e sentimentos deste mundo. Ore como Davi e creia que, assim como ele, você vencerá seus inimigos e desfrutará de uma vida próspera em todos os sentidos.


Marta Lima

MqV – Pernambuco


Foto de Gaspar Zaldo / Unsplash