Viva o novo de Deus

“Nem se deita vinho novo em odres velhos; aliás rompem-se os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam”, Mateus 9.17

Inteligência emocional

Nessa passagem bíblica, Jesus propôs uma reflexão a cerca do velho e do novo. Antigamente, os vinhos eram guardados em um recipiente feito de pele de animal, chamado de odre. Porém, com o passar do tempo, esse material endurecia e, por perder a elasticidade, acabava se rompendo e derramando a bebida. A fim de que o vinho novo não se perdesse, ele deveria ser armazenado em odres novos.

Esse exemplo nos traz uma importante reflexão: só estaremos prontas para receber algo novo de Deus, quando decidirmos jogar o que é velho fora. Caso contrário, tendemos a ficar com o coração endurecido pelo medo, pelas decepções e pelas tristezas passadas, impedindo o Senhor de nos moldar segundo a Sua boa, perfeita e agradável vontade.

Precisamos, além de maleáveis, sermos pressurosas em obedecer a voz de Deus, e não fazermos como Ló e a sua família, que demoraram a cumprir a ordenança dada pelos anjos enviados pelo Senhor e tiveram que ser retirados da cidade pelas mãos. A família já estava acostumada as tradições daquele lugar e não estava disposta a sair. Mudanças sempre dão “trabalho” e nem todos estão dispostos a tê-lo.

O Altíssimo hoje está chamando você a deixar o seu passado, baseado em pensamentos que não estão pautados nas Sagradas Escrituras. Abra mão de toda a amargura e culpa que a persegue e decida viver o novo de Deus. Assim diz o Senhor: “Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo”, Isaías 43.18-19.


Deus tem algo novo para você!


Pastoras Gleise Oliveira e Priscila

MQV - Bahia