Viva o presente

“Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...”, Filipenses 3.13-14a

Inteligência emocional

Poder viajar no tempo é algo que encontramos com frequência em ficções. Porém, na vida real, é impossível de acontecer. Certamente muitas pessoas fariam o que fosse preciso para voltar ao passado e mudar aquilo que não deu certo. Por outro lado, na limitada inteligência humana, acabariam, sem querer, “desfazendo” as boas decisões que tomaram ao longo da vida fazendo uma imensa “bagunça” em suas histórias.

Em Sua infinita sabedoria, Deus nos permitiu viver apenas o presente e não quer que fiquemos remoendo o passado. Quando Ele tirou Ló e a sua família de Sodoma, mandou que saíssem sem olhar para trás. Ao desobedecer à ordem, por estar extremamente apegada àquele lugar, a mulher de Ló foi transformada em uma estátua de sal (Gênesis 19.26).

Assim como a trajetória da esposa de Ló foi impedida porque ela não conseguiu se desprender do passado, a vida de muitas mulheres hoje não está progredindo pelo simples fato de elas insistirem em carregar em suas bagagens lembranças mundanas, sentindo saudade das práticas que desagradam ao Senhor.

Para que a nossa vida avance precisamos nos desapegar de nossa velha criatura. Se o que fizemos no passado foi bom ou ruim, já não importa mais. Todas nós temos a chance de fazer o que é certo hoje e com isso moldar o futuro, mas tentar voltar ao passado, seja por saudade ou por preocupação, é só perda de tempo e energia. Decida viver o presente e a desfrutar de uma vida mais sadia, aproveitando melhor o que o Senhor tem para você.


MQV - Piauí