Vivemos tempos difíceis e em momentos como estes somos tentadas a ficarmos inquietas e a querermos solucionar os problemas por conta própria. Apesar de parecer inofensiva, a ansiedade pode nos atrapalhar muito, fazendo com que priorizemos o que não é o mais importante ou tenhamos atitudes precipitadas, que acabem acarretando prejuízos.
Há quem acredite que a ansiedade é um mal moderno, que atinge apenas pessoas que moram nos grandes centros urbanos e lidam com uma rotina extremamente agitada. Porém, o evangelho de Lucas relata que Jesus foi a uma cidade pequena e pacata visitar a casa de duas irmãs, chamadas Marta e Maria; esta última simplesmente deixa tudo de lado para se sentar aos pés do Mestre e ouvir os Seus ensinamentos. Já a outra se ocupava com os afazeres domésticos e se manteve focada neles.
Quantas vezes, ao meditarmos nas Sagradas Escrituras, achamos errado o que Marta fez, mas na prática temos nos comportado como ela, sem percebermos? Deixamos de lado uma orientação de Deus para ficarmos preocupadas tentando solucionar uma situação que não podemos resolver. A Bíblia nos dá o seguinte conselho: “lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”, 1 Pedro 5.7.
Se você tem vivido ansiosa e isso, em vez de soluções só tem acrescentado mais problemas, pare tudo e ouça a Deus. Faça como Maria, que investiu tempo em ouvir ao Senhor e manteve a comunhão com Ele avivada. Quando buscamos ao Altíssimo, entregando os nossos problemas a Ele e confiamos em Seus cuidados, Ele age em nosso favor, nos proporcionando sermos transformadas, restauradas e saradas.
Pra. Mariza Borges
MqV – Espírito Santo