A herança das filhas

“Porque o Senhor Deus é um sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não negará bem algum aos que andam na retidão”, Salmo 84.11

Vida espiritual

“Nosso pai morreu no deserto, e não estava entre os que se congregaram contra o Senhor no grupo de Coré; mas morreu no seu próprio pecado, e não teve filhos. Por que se tiraria o nome de nosso pai do meio da sua família, porquanto não teve filhos? Dá-nos possessão entre os irmãos de nosso pai. E Moisés levou a causa delas perante o Senhor. E falou o Senhor a Moisés, dizendo: As filhas de Zelofeade falam o que é justo; certamente lhes darás possessão de herança entre os irmãos de seu pai; e a herança de seu pai farás passar a elas”, Números 27.3-7.

Antigamente, as mulheres não tinham permissão para assumir as terras de seus pais. Por isso, todas as famílias deveriam ter um filho do sexo masculino, para herdar a terra, caso o pai morresse.

Um homem chamado Zelofeade teve cinco filhas. O nome de cada uma tinha um significado para com Deus: Macla (confiança), Noa (determinação), Hogla (não anda com pés amarrados), Milca (autoridade) e Tirlza (prazer). Todas elas cresceram com um profundo conhecimento do Senhor.

Só que Zelofeate morreu antes da divisão das terras que os filhos de Israel possuíram dos cananeus. Foi então que essas cinco filhas tomaram uma decisão de fé e ousadia. Elas foram a Moises e reivindicaram a terra de seu pai.  Pediram o que era justo. E Deus mudou toda a lei devido à determinação dessas mulheres.

Devemos agir como essas mulheres cheias de sabedoria, ouvindo e guardando no coração tudo o que Ele nos fala como promessa. Deus não nega bem algum aos que andam corretamente (Salmo 84.11). Não deixe o inimigo levar o que é seu por direito. Jesus já lhe entregou toda herança que você tem por direito, tome posse do que é seu pela Palavra de Deus.


Edinalva Dias

MQV – Roraima