A porta está aberta

“Porque uma porta grande e eficaz se me abriu; e há muitos adversários”, 1 Coríntios 16.9

Vida espiritual

O apóstolo Paulo estava em Éfeso, mas pretendia passar um tempo com os irmãos em Corinto. Contudo, ele revelou que não poderia viajar naquele momento, pois onde estava surgiram grandes oportunidades para a pregação do evangelho (Atos 19.8-20), as quais não poderiam ser negligenciadas, e muitos adversários se levantaram. Sendo assim, ele permaneceria no local até a festa de pentecostes.

Não é bom desperdiçarmos nenhuma porta aberta por Deus, mesmo sabendo que o inimigo fará de tudo para tentar nos desanimar e impedir de cumprirmos a vontade do Senhor. Muitas vezes, surgirão dificuldades que, aparentemente, não teremos condições de vencer, como ocorreu com os homens de Israel para tomarem posse de Canaã. A terra dada pelo Altíssimo era próspera, manava leite e mel, mas para ingressarem lá, precisariam lançar fora os adversários presentes naquela região, que eram guerreiros descendentes de gigantes (Números 13.27-30).

Da mesma forma, Deus nos faz várias promessas. Quando a Bíblia fala de porta aberta, quer nos dizer que o Altíssimo já está nos conduzindo a vivenciar os seus propósitos. Mas, o inimigo sabendo que se perseverarmos, conquistaremos o que o Senhor nos prometeu, então começa a lançar pensamentos de derrota, assim como criar circunstâncias desfavoráveis, com o intuito de nos fazer desistir da bênção que está a caminho.

Paulo viu que o Senhor abriu uma boa oportunidade para apregoar a Palavra, mas também constatou os seus adversários. Todas nós enfrentaremos opositores, quando uma porta se nos abrir, mas Deus nos dá uma boa notícia: “Eu sei as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome”, Apocalipse 3.8. Ninguém poderá fechar a porta que o Altíssimo lhe abriu, por isso não ceda! Fique firme e tome posse do que é seu.


Elizabeth Souza

MqV - Amapá


Foto de Victoriano Izquierdo / Unsplash