A Palavra de Deus não cita o nome da viúva de Sarepta, mas podemos perceber que ela não era uma mulher famosa, nem rica, além disso, tinha que criar sozinha o seu filho. Tudo o que possuía era um bocado de azeite e farinha para comer, alimentá-lo e depois morrer.
Várias viúvas existiam naquela terra em sua época, mas, somente ela foi socorrida. Ao fugir de Acabe, Elias ficou sendo sustentado por corvos, até que Deus o enviou a Sarepta para ser sustentado por esta mulher que, aos olhos naturais, não teria condição alguma de oferecer ajuda.
Muitas vezes não nos sentimos em condição de ajudar alguém. Olhamos para a nossa vida e vemos que precisamos ainda alcançar alguma bênção para que a nossa história mude e, assim possamos contar o nosso testemunho, que ajudará as pessoas a vencerem as mesmas batalhas.
De fato, o nosso testemunho de vitória é muito importante para fortalecer a fé das pessoas. Porém, mesmo que ainda estejamos buscando por uma determinada área em que não conseguimos contemplar a bênção com os olhos naturais, podemos testemunhar o que os nossos olhos da fé veem.
A viúva de Sarepta não negou ajuda a Elias, mesmo diante da situação difícil que vivia. Ela creu e obedeceu a palavra do homem de Deus, fazendo primeiro um bolo pequeno para ele. “E ela foi e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias”, 1 Reis 17.15. Esta mulher recebeu a provisão do Senhor ao cumprir o que lhe fora dito.
Não se veja como incapaz de obedecer ao Senhor ou de ajudar alguém. Saiba que Deus sabe de tudo o que você está passando e proverá o que precisa.