Desde a fundação do mundo, no interior de cada ser humano há uma constante guerra entre o desejo carnal, caracterizado por sentimentos depressivos, egocêntricos ou pecaminosos e o espírito, que representa a vontade de Deus para nossas vidas. Já o espírito, representa a comunhão com Deus.
Como mulheres tementes a Deus, conscientes de que um dia prestaremos a Ele contas de todos nossos atos, muitas vezes acabamos “engolindo sapos" para não nos descontrolarmos perante alguma situação. Diariamente lutamos contra a raiva, tristeza, inveja, cansaço e a falta de paciência, que insistem em nos perturbar. Sabendo que seríamos tentadas a pecar, Deus nos deu um valioso conselho: “...Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne”, Gálatas 5.16.
Todas nós sabemos que para fortalecer os músculos, devemos ter uma boa alimentação e fazer exercícios físicos constantemente. A nossa vida espiritual funciona da mesma forma. Quando investimos tempo para ler a Bíblia e nos esforçamos em praticar seus ensinamentos, estamos fortalecendo nosso espírito. E Deus nos dá um ótimo “personal trainer” para nos mostrar onde estamos errando, que é o Espírito Santo.
Quem é de Cristo não vive dominado pelos desejos desenfreados. A carne não pode ditar normas para quem, de fato, nasceu de novo. Quanto mais intimidade tivermos com o Espírito Santo, mais domínio teremos sobre nossa própria vontade. Fortalecendo nosso espírito, será muito mais fácil fugir do pecado e desfrutar da vida abençoada que há somente em Deus.
Andreza Albuquerque
MqV – Paraná