Aprenda com as árvores

“Porque ele será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se afadiga nem deixa de dar fruto”, Jeremias 17.8

Vida espiritual

As Escrituras comparam o homem que confia em Deus a uma árvore plantada junto à fonte, que estende as suas raízes para o ribeiro. Todas nós sabemos o quanto uma planta necessita de água para sobreviver. Suas raízes permitem com que ela extraia da terra os nutrientes que precisa e, quanto mais profundas forem, mais condições terão de enfrentar as intempéries climáticas e permanecerem firmes.

No sentido espiritual, também somos como árvores. Podemos comparar neste contexto a água a Jesus, que dá sustento àquele que confia nEle e, quem dela beber, jamais terá sede. Se estivermos plantadas em Deus, com raízes profundas e firmes, e estivermos sempre sendo regadas pela Sua Palavra, continuaremos tendo força para vencermos todas as adversidades que surgirem.

Na vida, enfrentaremos diversas estações: aquelas em que “tudo são flores”, mas também as que o sol tenta ressecar ou a chuva e o vento vêm para tentar derrubar a árvore. Em momentos de lutas, às vezes parece que tudo está perdido. Se não tivermos raízes profundas, seremos facilmente arrancadas da direção de Deus e sofreremos com as tempestades que surgirem ao longo do nosso caminho.

Deus deseja que sejamos mulheres firmes em Sua presença, alimentadas por Sua Palavra e que venhamos dar frutos na obra que nos designou a fazer, tais como evangelizar e orar. Com a sombra das nossas folhas, trazer refrigério para os que precisam e proporcionar que, aquele que nos observa, olhe para o alto, ou seja, para o Senhor, por meio de nosso testemunho de vida. Que sejamos diariamente essa árvore citada em Jeremias.


Luana Silva

MqV - Ceará