Neste estudo aprenderemos algumas lições com a filha de Calebe, Acsa, uma mulher bonita, que foi oferecida por seu pai como recompensa àquele que tomasse uma cidade habitada por guerreiros gigantes. O valente conquistador de Quiriate-Sefer foi Otniel, que se casou com a jovem, a qual direcionou-o a pedir a Calebe um campo e recebeu um pedaço de terra para morar e produzir. Porém as terras eram secas, sabendo disso, Acsa recorre novamente a seu pai, que lhe concede as fontes inferiores e superiores, ou seja, além do que ela havia pedido.
É interessante observarmos que Acsa não ficou relutante e nem questionando a atitude de Calebe de prometê-la como recompensa em casamento. Ela simplesmente se submeteu às ordens de seu pai, pois sabia que este a amava e, por isso queria o melhor para o seu futuro. Ela confiou também na experiência de vida acumulada por ele, sabendo que era um verdadeiro servo de Deus.
O artigo de hoje nos faz refletir sobre o quanto é bom os filhos saberem que seus pais querem o melhor para eles, e que não descansarão enquanto não os verem bem-sucedidos em todas as áreas da vida e se tornarem pessoas de caráter ilibado. Além disso, Acsa tinha consciência de que seu pai tinha muito mais para oferecer a ela e então foi buscar dele o melhor.
Aprendemos com esta valorosa mulher a confiarmos no amor paterno e a sermos visionárias. Ela não ficara satisfeita com as terras áridas recebidas e por isso não se acomodou. Acsa sabia que Calebe tinha e poderia dar mais para ela, como de fato o fez. Podemos refletir que, se um pai terrestre tem essa preocupação e cuidado, muito mais terá o nosso Pai celestial, que possui todo o poder tem o melhor para nos dar, basta que confiemos e falemos com Ele sobre os desejos de nosso coração, para que desfrutemos de Suas bênçãos.
Flávia Santos
MqV – Distrito Federal