Quando esperamos por um resultado e acabamos nos deparando com outro contrário, somos tentadas a ficar entristecidas. Foi o que ocorreu com Josué, que tinha a plena convicção da vitória, mas foi decepcionado ao ver os israelitas perderem a batalha contra o povo de uma minúscula cidade chamada Ai.
O motivo da guerra ter sido fracassada foi revelado pelo Senhor: o pecado e a transgressão dos filhos de Israel, que quebraram a aliança desobedecendo assim à ordem do Altíssimo. Eles tomaram coisas amaldiçoadas e trouxeram para contaminar a tenda, furtaram agindo fora da vontade de Deus, e mentiram abrindo brechas para o inimigo roubar as bênçãos.
Tal situação nos faz refletir sobre como devemos estar vigilantes para não contaminarmos a nossa vida com o que é imundo. Precisamos renovar o nosso concerto com o Senhor, limpando totalmente o nosso coração daquilo que não vem de Deus. O escritor sagrado revela em Cantares 2.15 que as raposinhas, que representam pequenas coisas que estão erradas, fazem mal as vinhas.
Jesus disse: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca”, Mateus 26.41. É necessário estarmos atentas para ouvirmos a Deus, resistirmos ao pecado e permanecermos de pé. Examinar como temos conduzido a nossa vida e corrigir os nossos erros, mesmo aqueles que parecem pequenos e inofensivos. Agindo assim, obteremos vitória em todas as batalhas que enfrentarmos.
Pra. Marta Lima
MqV – Pernambuco