Deus está no controle!

"E dizia cada um ao seu companheiro: Vinde, e lancemos sortes, para que saibamos porque causa nos sobreveio este mal. E lançaram sortes, e a sorte caiu sobre Jonas", Jonas 1.7

Vida espiritual

Quem nunca passou por um momento que desperta medo, tristeza, desconforto e descontentamento no coração? Jonas é um dos personagens bíblicos que sofreu com esses sentimentos, quando recebeu de Deus uma missão: a de pregar o juízo aos moradores de Nínive, uma grande cidade pertencente ao império da Assíria, nação inimiga de Israel. Seus moradores eram idólatras e praticavam atos maldosos, sendo considerado o povo mais sanguinário da antiguidade. Temendo por sua vida, o profeta desobedeceu à direção dada pelo Altíssimo e fugiu em um navio para Társis.

A ideia que, a princípio, parecia bem-sucedida, começou a fracassar quando um forte vento se levantou sobre o mar, formando uma tempestade. O desespero tomou conta de todos os que estavam no navio, que temendo a morte utilizaram um tipo de superstição adotada na época com o objetivo de descobrir o motivo do mal que os assolava. Apesar de lançar sortes não ser uma prática que determina a resposta certa, neste caso funcionou, pois a mesma recaiu sobre Jonas, que fugia da vontade de Deus e consequentemente era o culpado por aquele transtorno.

É interessante observarmos como Deus pode utilizar quaisquer circunstâncias para fazer valer a Sua vontade, pois tem domínio sobre tudo. O Altíssimo estava mostrando para Jonas que, da mesma forma, tinha nas mãos o controle para que o profeta cumprisse a sua missão, sem sofrer dano pelos numerosos e cruéis ninivitas. Ao obedecer a ordem divina, este servo do Senhor contemplou aquele povo sanguinário se arrependendo de seus maus caminhos e se convertendo ao Senhor, a fim de que não fossem destruídos.

Querida Mulher que Vence, por mais que a missão que você recebeu de Deus pareça impossível de cumprir, não tenha medo, nem se esconda! Jesus disse: “E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo. Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? E nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai. E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados”, Mateus 10.28-30. Quando o Altíssimo dá um chamado, Ele também concede as ferramentas necessárias para executarmos a obra. O Criador nunca perde o controle de nenhuma situação, Ele sabe exatamente o que está fazendo, você só precisa confiar e fazer o que Ele mandou.


Mariza Costa Borges

MqV – Espírito Santo


Foto de Nikolaos Axelis / Unsplash