A Bíblia compara aquele que confia em Deus a uma árvore plantada junto à fonte, estendendo suas raízes para o ribeiro. Assim como uma planta precisa de água para sobreviver, suas raízes extraem os nutrientes necessários da terra. Quanto mais profundas as raízes, mais capazes são de resistir às adversidades climáticas e permanecer firmes.
Espiritualmente, também somos como árvores. Nesse contexto, a água representa Jesus, que sustenta aquele que confia Nele. Quem bebe dessa fonte jamais terá sede. Se estivermos enraizadas em Deus, com raízes profundas e regadas pela Sua Palavra, teremos força para superar qualquer desafio.
Na jornada da vida, enfrentaremos diversas estações: momentos de florescimento e outros em que o sol tenta ressecar, ou a chuva e o vento ameaçam derrubar a árvore. Em meio às lutas, podemos sentir que tudo está perdido. Se não tivermos raízes profundas, seremos facilmente desviadas do caminho de Deus e estaremos vulneráveis às tempestades.
Deus deseja que sejamos mulheres firmes em Sua presença, alimentadas pela Sua Palavra e frutíferas em Sua obra, como evangelização e oração. Que, com a sombra das nossas folhas, possamos trazer refrigério aos que necessitam e apontar para o Senhor por meio de nosso testemunho de vida. Que, diariamente, possamos ser como a árvore descrita em Jeremias.
Luana Silva
MqV - Ceará
Foto de Pradeep Ghildiyal / Unsplash