O ministério pastoral não se resume apenas em pregar a Palavra de Deus durante os cultos, mas sim em cuidar espiritualmente de cada ovelha que lhe foi confiada. Por estarem a frente da batalha, os pastores são os principais alvos de ataques do inimigo.
Como seres humanos, os pastores estão suscetíveis a enfrentarem os mesmos problemas que nós, tais como: familiares, conjugais, financeiros, ministeriais, espirituais, saúde etc. Por isso, eles e suas famílias precisam ser cobertos com as nossas orações e intercessões diariamente.
Muitos pastores se sentem cansados, sem força e vigor para enfrentarem as demandas do seu ministério. Eles precisam manter o seu rebanho alimentado espiritualmente, consolar o aflito, ter uma Palavra de fé e ânimo para levantar o caído etc. Existem muitos homens e mulheres atrás do púlpito que estão enfrentando grandes opressões ou até mesmo depressão.
Mesmo apesar das dificuldades, os pastores fiéis a Deus amam o que fazem e não medem esforços para defender do mal as suas ovelhas. Da mesma forma, precisamos lutar pela vida dos nossos pastores em oração, ajudando-os a carregarem as suas cargas pesadas. "Levais as cargas pesadas uns dos outros e, assim, estareis cumprindo a Lei de Cristo", Gálatas 6.2.
Patricia Gomes
MqV - Ceará