Nem sempre atentamos para o poder que há na intercessão. Certa vez, Deus poupou toda uma nação da destruição por causa da oração de um homem. Isso ocorreu quando o povo de Israel se corrompeu e começou a se desviar do caminho do Senhor, fazendo um bezerro de ouro para adorar. Em razão disso, o Altíssimo disse a Moisés que destruiria todos os israelitas, para iniciar, a partir dele, uma grande nação. Moisés passou a interceder por aquelas pessoas e o Senhor mudou de ideia.
Nossas orações podem mudar decretos de Deus e reverter situações. A história do rei Ezequias é um grande exemplo disso. Quando ele ficou muito doente, o Senhor enviou Isaías a sua casa para informá-lo que ele iria morrer. Então, o rei orou e com lágrimas derramou o seu coração diante do Altíssimo em sinal de quebrantamento, arrependimento e conversão.
Diante disso, Deus fez Isaías voltar e anunciar a Ezequias que ele seria curado e viveria por mais 15 anos, recebendo também livramento do rei da Assíria. “Volta e dize a Ezequias, chefe do meu povo: Assim diz o Senhor, Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas; eis que eu te sararei; ao terceiro dia subirás à Casa do Senhor. E acrescentarei aos teus dias quinze anos e das mãos do rei da Assíria te livrarei, a ti e a esta cidade; e ampararei esta cidade por amor de mim e por amor de Davi, meu servo”, 2 Reis 20.5-6.
Quero encorajar você a se levantar para interceder por seus familiares, parentes, amigos, colegas de trabalho, pastores, governantes, pela sua nação, igreja, entre outros. Estamos vivendo dias muito difíceis e precisamos urgentemente orar uns pelos outros. Nós podemos fazer a diferença quando intercedemos. Tiago 5.16b diz que: "... a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos”.
Patricia Gomes
MqV – Ceará