No trecho de Lucas 24.13-35, observamos que a fé dos discípulos estava enfraquecida devido à falta de compreensão da Palavra de Deus em seus corações. Dois discípulos, enquanto se distanciavam de Jerusalém, conversavam sobre os eventos relacionados à morte de Jesus. No entanto, eles não perceberam que tudo havia sido claramente previsto: o Mestre seria preso, crucificado, mas ressuscitaria no terceiro dia, e eles deveriam permanecer firmes em Sua Palavra. Quando Jesus apareceu a eles no caminho, explicou novamente tudo o que havia dito.
Esse episódio ilustra como a tristeza profunda gera uma desconexão com as Sagradas Escrituras, que afeta nossa caminhada com Deus e impede o cumprimento de Seus planos. Em breve, o Espírito Santo seria enviado, e muitas profecias só poderiam se cumprir após esse ocorrido. A falta de visão espiritual tem feito com que o inimigo ganhe espaço, muitas vezes, porque o povo de Deus está distante da Palavra. Todo propósito do Senhor sempre provoca uma reação do inimigo.
Precisamos enxergar além do que os nossos olhos naturais veem. Ansiar pela Verdade e manter o desejo de estar próximos da Palavra. Esse desejo já provoca um aquecer do coração, como vemos na atitude dos discípulos, que, ao terem seus olhos abertos, imediatamente retornam. Da mesma forma, devemos agir: não podemos perder o que Deus tem preparado para nós. Um povo fortalecido é um povo que vive experiências reais com o Senhor, como vemos em Lucas 24.36-49.
Para você, mulher, o aprendizado desse texto é um convite a fortalecer sua fé. Mantenha-se conectada à Palavra de Deus, pois é nela que a verdade iluminará sua vida. Não deixe que a falta de entendimento ou a distração da rotina a enfraqueçam em sua caminhada. Quando você busca de coração a presença de Deus e se permite ser ensinada por Sua Palavra, verá a transformação em sua vida, e o Senhor fortalecerá seus passos, guiando-a para o cumprimento dos Seus propósitos.
Angelita Ribacki
MQV - Maranhão
Foto de Eric Ward / Unsplash