Ovelhas do bom Pastor

“O Senhor é o meu pastor; nada me faltará”, Salmo 23.1

Vida espiritual

Como estava acostumado a cuidar das ovelhas de seu pai, Davi sabia muito a respeito delas e não a toa declarou que tinha o Senhor como o seu pastor e por isso de nada teria falta. Estudaremos hoje um pouco sobre as características e comportamentos que esses animais possuem, a fim de analisarmos o que temos em comum com eles no rebanho de Cristo.

Para começar, vale destacar que, fisicamente, a ovelha é um animal míope, ou seja, que não enxerga a distância. Sendo assim, ela não vê os perigos dos quais está se aproximando e pode facilmente cair em um abismo ou até mesmo nem perceber a chegada de em predador. Ela é vulnerável, não possui mecanismo de defesa, tais como garras, veneno, nem força. Quando se vê prestes a ser atacada, simplesmente fica paralisada, em estado de choque. Nem correr consegue direito, já que a lã a deixa pesada.

Já entre as características comportamentais, as ovelhas são dóceis e tão inocentes, que são capazes de ir para o matadouro acreditando que estão sendo conduzidas para um lugar bom. Não agem por conta própria e vivem distraídas. O que faz com que se tornem presas fáceis ou acabem se perdendo, se desviando para lugares errados. Elas possuem uma ligação muito forte de dependência com o seu pastor e seguem a voz dele. Mas, às vezes, acabam agindo com tanta teimosia, que o pastor se vê obrigado a quebrar a sua patinha para que ela não se desvie e corra o risco de morrer.

Observamos que no rebanho de Cristo, temos características e comportamentos muito semelhantes aos das ovelhas. Entre eles estão o de não enxergarmos lá na frente, ou seja, o futuro. Sendo assim, não conseguirmos ver as armadilhas do inimigo. Nossas armas de defesa físicas são ineficazes nas guerras espirituais, já que nossas batalhas não são carnais (2 Coríntios 10.4). Muitas vezes, nossa inocência não nos permite compreender as artimanhas do inimigo por trás de circunstâncias “inofensivas” que se apresentam a nós. Assim como a nossa teimosia em determinados momentos em continuarmos a praticar algo que Deus desaprova, não atentando que, se continuarmos agindo com rebeldia, corremos o risco de nos perdermos eternamente. Querida amiga, como uma ovelha, ouça e siga sempre a voz do bom Pastor, que é Jesus! Agindo assim, você jamais irá se machucar!


Danielle Lopes

MqV – Minas Gerais


Foto de Sam Carter / Unsplash