Permaneça acordada

“mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou o joio no meio do trigo, e retirou-se”, Mateus 13.25

Vida espiritual

Na parábola do joio e do trigo, Jesus compara o Reino dos Céus a um homem que semeou a boa semente em seu campo. Mas durante a noite, enquanto dormia, o inimigo veio e semeou o joio no meio do trigo, e depois se retirou. Ora, o joio é uma erva que se assemelha ao trigo em suas fases iniciais de crescimento, mas produz sementes venenosas e não é adequada para o consumo humano.

Observamos neste estudo que o joio foi semeado enquanto o agricultor dormia e este é um problema. Não me refiro aqui ao descanso físico noturno, que é uma necessidade fisiológica de extrema importância ao organismo, mas ao sono espiritual, que não pode existir na vida do cristão. Ele acontece quando começamos a negligenciar a nossa comunhão com Deus, deixando de orar, de meditar nas Sagradas Escrituras, de participar de cultos e de praticar os mandamentos do Senhor.

À medida que o joio e o trigo, em seus estágios iniciais de crescimento, parecem idênticos, quando alguém começa a negligenciar sua comunhão com Deus e adormecer espiritualmente, tudo parece continuar em ordem, sem nada de estranho. Mas, com o passar do tempo, os problemas começam a se manifestar e, quando vemos, nos encontramos frias e afastadas do Senhor. O próprio Mestre nos alertou quanto ao perigo desse tipo de sono. Encontramos isso em Mateus 26.41, quando, ao se deparar com os discípulos dormindo, Jesus os repreendeu para que vigiassem e orassem, a fim de que não caíssem em tentação.

Mulher que vence, a intenção de Satanás é encontrar o ser humano adormecido, para que ele possa plantar a semente maligna em seu coração e esta venha a produzir frutos pecaminosos. O inimigo quer afastar as pessoas do Criador, levando-as para passarem a eternidade no inferno. Por isso, não durma! Siga o conselho do Senhor em permanecer espiritualmente desperta, mantendo a sua comunhão com Deus avivada todos os dias.


Andreza Albuquerque

MqV – Paraná


Foto de Matthew Brodeur / Unsplash