Deus nos criou a Sua imagem e semelhança (Gênesis 1.26). Mas à medida que vivemos, infelizmente, adquirimos hábitos e tendências do mundo, como se fôssemos um casaco de lã branco que vai acumulando fiapos pretos. Ao longo da caminhada, esses fiapos vão se multiplicando, e se não pararmos para nos examinar e limpar, começaremos a sair lentamente do Caminho.
Em João 13.1-20, observamos que Jesus se aproximou de Pedro para lavar os seus pés. Quando o discípulo se deu conta do que o Mestre estava prestes a realizar, sua autossuficiência falou mais alto: “O Senhor não precisa lavar os meus pés”. Logo em seguida, o Senhor respondeu: “Se eu não lavar os pés, você não terá parte comigo”. Pedro entendeu a mensagem: “Nesse caso, Jesus poderia lavar todo o seu exterior”.
Era necessário lavar os pés dos discípulos para tirar a poeira das ruas de Jerusalém. Assim também, cada uma de nós, à medida que peregrinamos por este mundo, a poeira dos hábitos dele começa a grudar em nossas atitudes, palavras e pensamentos. Se permitirmos a poeira deste mundo ficar grudada em nossa vida, o resultado será o afastamento do Caminho da Verdade.
Por isso, permita que Jesus lave os seus pés, retirando a poeira do orgulho, da soberba, da murmuração e da avareza. Ao se limpar disso tudo, você evitará que a sujeira do mundo grude e se alastre em sua vida. Peça ao Senhor para retirar de você tudo aquilo que não O agrada e empenhe-se em ser a mulher que Deus espera que você seja.
Elizabeth Souza
MQV – Amapá