Quem gosta de fazer trilhas, sabe muito bem que caminhar perto de cachoeiras, lagos, rios, açudes e fontes é excelente para a saúde. Além dos benefícios que a atividade física traz para o corpo, interagir com a natureza alivia o cansaço mental. Porém, a prática requer preparo, tais como conferir a previsão do tempo com antecedência para evitar surpresas desagradáveis, usar roupas adequadas, levar repelente, água e petiscos, além de ir com um guia ou pessoa que conheça bem o lugar para não se perder.
Assim como nas trilhas, a vida também é uma bênção, mas repleta de desafios. A nossa trajetória é composta de altos e baixos, vales e montes e para sabermos nos conduzir em meio às intempéries sem nos perdermos ou sofrermos com algum imprevisto, precisamos nos preparar espiritualmente. Estudando as Escrituras, observamos um menino que soube aproveitar uma boa oportunidade que lhe surgiu porque, mesmo apesar de estar ciente das dificuldades que enfrentaria, ele havia se preparado.
Me refiro aqui a Davi, que ao levar alimentos para os seus irmãos que seguiam a Saul na guerra, ouviu Golias desafiar os israelitas. Ao tomar conhecimento a respeito das recompensas para quem o vencesse, o jovem atentou para a grandeza de Deus, que o capacitou a matar o urso e o leão que haviam tentado atacar as ovelhas de seu pai. Apesar de ser ainda menino, estava preparado para que, no Nome do Senhor dos Exércitos, derrubasse o gigante filisteu.
Davi venceu a batalha e recebeu as recompensas de se casar com a filha de Saul e de ter a sua casa isenta de impostos. Mas, isso tudo não veio gratuitamente para ele. Houve um processo. Para ele desfrutar das bênçãos, precisou conhecer o Seu Deus, ter intimidade com Ele para que em Seu poder vencesse os animais que tentavam atacar o rebanho de seu pai e enfrentasse o gigante, que intimidava o exército de Saul.
Minha amada, precisamos nos preparar para o que diz respeito a nossa vida terrena, como também para o tocante a nossa vida espiritual. Temos que buscar intimidade com Deus por meio da oração, meditação em Sua Palavra e colocar a nossa fé em ação. Agindo assim, seremos capazes de derrubar qualquer gigante, seja ele as brigas em família, os problemas financeiros ou de saúde, assim como qualquer outro obstáculo que esteja nos desafiando, e vencermos, em Nome de Jesus!
Cláudia Reimão
MqV - Tocantins