O verbo "ajoelhar" vem do grego proskyneo, uma palavra que também pode ser traduzida como "adorar". Assim, entendemos que ajoelhar-se diante de Deus é uma forma de expressar adoração a Ele. O Salmo 95.6 confirma esta verdade: Venham! Adoremos prostrados e ajoelhemos diante do Senhor, o nosso Criador.
O apóstolo Paulo se prostrava ao Senhor em intercessão pelo povo de Éfeso (Efésios 3.14-19) e, nesta passagem Bíblica, ele destacou dois itens importantes que devemos pedir em oração:
1) O fortalecimento que vem do poder do Espírito Santo
"A carne é fraca!" - esta é uma verdade usada como desculpa para muitos cristãos soterrados em pecados. Acontece que o espírito humano, se fortalecido, o levará a vencer as fraquezas da carne. Por isso, o apóstolo intercede para que os cristãos daquela cidade fossem fortalecidos no homem interior. Quando permitimos, o Espírito Santo transmite ao nosso espírito um tipo de força que nos ajuda a conter a carne.
Se alguém fica entregue à sua própria vontade, acaba por produzir o que o próprio apóstolo chama de "obras da carne", conforme Gálatas 5.19-21. Precisamos nos fortalecer e, assim, pareceremos com Cristo. Paulo diz que, mediante este fortalecimento no poder do Espírito Santo, "Cristo habitará em nosso coração", ou seja, teremos a mente do Senhor, isto é, seremos cristãos, de fato. Fortalecidos pelo poder de Deus, em vez de produzirmos "obras da carne", apresentaremos o "fruto do Espírito", cujas nove características estão alistadas em Gálatas 5.22-23.
2) Compreensão do amor de Cristo
Nossa segunda necessidade tem a ver com o amor de Jesus, que excede todo o entendimento. Devemos estar plantadas, bem estabelecidas nesse sentimento. Você acredita que alguém possa buscar a Deus por medo, seja da morte, do juízo ou do próprio Deus? O apóstolo espera que a base do nosso relacionamento com o Senhor seja o amor, que lança fora todo o medo (I João 4.18).
Por mais que nos esforcemos, não conseguiremos compreender a grandeza do amor de Jesus para suportar tamanho sacrifício pela humanidade, sendo ela ainda pecadora. Precisamos conhecer o amor de Cristo e sermos envolvidas por ele. Na prática, compreender e viver este amor resulta em duas coisas: na gratidão para com Deus, expressa em consagração, serviço e adoração; e no amor para com as outras pessoas.
Aproveite este momento para se colocar de joelhos diante de Deus e pedir para que Ele fortaleça o seu espírito e lhe ajude a compreender o amor de Cristo.
Que Deus abençoe você!
Flávia Zanão
MQV – Mato Grosso do Sul