Um dos principais desafios enfrentados pela mulher nos dias de hoje é lidar com a vaidade. O desejo incessante de ser reconhecida pode invadir seu coração, e se ela não permanecer em oração e vigilância, corre o risco de cair na cilada do inimigo, priorizando seus próprios interesses em vez de buscar a santidade. Entretanto, as Escrituras nos mostram que aqueles que sucumbiram a esse sentimento acabaram sofrendo graves consequências, como foi o caso de Caim, da esposa de Ló, de Sansão e de Judas Iscariotes.
Por outro lado, aqueles que se mostraram humildes, foram exaltados pelo Senhor. Podemos destacar Maria, que apesar da desconfiança dos seus familiares se submeteu à vontade divina (Lucas 1.38); João Batista, que fez questão de deixar bem claro que ele não era o Cristo, mas sim um enviado dEle e expôs que o homem não pode receber coisa alguma se do céu não lhe for dada (João 3.27-28). Outro exemplo foi Paulo, que apesar de ser um cidadão romano o que lhe dava direito a alguns privilégios, se intitulava apenas como servo e apóstolo (Tito 1.1).
A Bíblia nos mostra que os homens e as mulheres que se abstiveram da vaidade foram bem-sucedidos, ainda que passassem por momentos de lutas. Isso ocorre porque, quando uma pessoa é humilde, está mais inclinada a buscar a vontade do Senhor, em vez dos seus interesses egoístas. Ela reconhece suas próprias fraquezas e assim tem compaixão daqueles que também erram. Quem age dessa forma chama a atenção de Deus e, consequentemente, é recompensado por Ele.
Quero trazer a você hoje o entendimento de que, apesar do evangelho ser um campo fértil e rico em promessas para os que creem, a maior honra para uma mulher é ser escolhida e chamada de serva de Deus. Por isso, busque as bênçãos que o Senhor tem reservadas para a sua vida, mas nunca se esqueça de que a humildade reflete a verdadeira natureza do relacionamento entre o Pai e Seus filhos. Assim, atrai a atenção do Criador e permite que Ele realize os mais profundos desejos do seu coração.
Luciana Ribeiro
MqV – Sergipe
Foto de Timur Romanov / Unsplash