O estudo de hoje aborda a grande obra de reconstrução por Neemias, que vai muito além da restauração física dos muros de Jerusalém no pós-exílio babilônico. Apesar de ser apenas o copeiro do rei e não ter experiência em construções, esse homem de fé se compadeceu de tal forma quando recebeu notícias sobre a devastação ocorrida na cidade, que se propôs a fazer algo a respeito.
Sua compaixão foi um elemento decisivo que o impulsionou a se tornar um líder e um agente de mudança na história de Jerusalém. Com determinação, organização e confiança em Deus, Neemias enfrentou uma série de desafios que o fez superar divisões internas, resistir ao desencorajamento e à dúvida, a rejeitar tentativas de corrupção e conspiração, e a manter firme a fé no Altíssimo.
Além de liderar a reconstrução física dos muros, Neemias também se preocupou em promover reformas espirituais e sociais entre o povo de Israel, buscando restaurar a fé e a obediência à lei de Deus. Sabemos que reconstruir não é uma tarefa fácil, mas muitas vezes nos vemos obrigadas a reerguer aquilo que um dia o inimigo tentou roubar e, ao olharmos para as nossas condições, não sabemos nem sequer por onde começar.
Quero trazer hoje a reflexão de que, por mais que às vezes o sentimento de fraqueza e desamparo tente dominar o seu coração, Deus jamais abandonará você! Não importa quão difícil seja a situação em que você se encontra, Deus está ao seu lado, pronto para fortalecer, responder as suas orações, capacitar a superar obstáculos e ajudar a reconstruir o que for preciso. Confie no Senhor!
Angelita Ribacki
MqV - Maranhão
Foto de Mahmoud Sulaiman / Unsplash