O Salmo 91 é amplamente conhecido por suas promessas de proteção, mas para desfrutarmos dessas bênçãos, é necessário atentar-se ao primeiro versículo. Ele nos ensina que apenas aqueles que se abrigam à sombra de Deus e O buscam de coração sincero podem afirmar com convicção que Ele é seu protetor. Não se trata apenas de invocar Seu nome, mas de viver em comunhão diária com Ele, entregando nossa confiança e rendição ao Seu cuidado.
Muitas vezes, passamos por dificuldades e questionamos por que o Senhor não nos livrou delas, como se Ele tivesse a obrigação de nos proteger. No entanto, é importante refletirmos: estávamos verdadeiramente em busca da Sua proteção? Estávamos nos colocando à Sua sombra, ou apenas aguardávamos que Ele agisse de acordo com nossas expectativas? Devemos entender que a proteção de Deus é uma promessa para aqueles que O buscam com um coração sincero e disposto a estar sob Seu cuidado.
Estar à sombra do Criador significa aceitá-Lo como Senhor de nossas vidas. Jesus expressou essa verdade ao lamentar sobre Jerusalém, dizendo: "Quantas vezes eu quis abraçar todo o seu povo, assim como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram!" (Lucas 13:34-35 NTLH). Jerusalém não quis se abrigar sob a sombra de Deus e, por isso, não recebeu Seu livramento quando mais precisou.
Ao refletirmos sobre o erro daquele povo, que possamos aprender a buscar em Deus nossa verdadeira proteção. Que nossa confiança esteja em Seu cuidado, e que possamos, assim, ser guardadas no Refúgio de nosso Senhor, o Único Deus. Na vida de cada mulher, isso significa colocar Deus em primeiro lugar, reconhecendo que Ele é nosso refúgio seguro em tempos de necessidade. Que possamos viver sob a Sua sombra, confiando plenamente em Seu amor e proteção.
Andreza Albuquerque
MqV - Paraná
Foto de Thomas Grams / Unsplash