Quando observamos a armadura utilizada pelos soldados romanos nos tempos de Paulo, podemos tirar várias lições. O apóstolo conhecia bem a eficácia desse equipamento na proteção dos guerreiros e, não à toa, o comparou com a vida espiritual e aconselhou aos cristãos a se revestirem dele para alcançarem a vitória sobre os ataques do inimigo.
Paulo inicia esta passagem bíblica, dizendo: “Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade...”, Efésios 6.14a. Cingir os lombos significa pôr o cinto, peça responsável por oferecer sustentação a todos os componentes da armadura e prender os equipamentos a serem usados na guerra, tais como punhais, espadas ou pequenas lanças, o cinto da verdade representa a Palavra de Deus firmada em nosso coração, que cinge a nossa cintura preparando-nos para as batalhas.
“...e vestida a couraça da justiça”, Efésios 6.14b. Este era um recurso de defesa que protegia o peito e as costas do soldado. A nossa couraça é a justiça de Cristo, a qual usamos como proteção quando o inimigo tenta nos acusar ou atacar. “e calçados os pés na preparação do evangelho da paz”, Efésios 6.15. Precisamos nos calçar com as Boas Notícias, não só para pisarmos no inimigo, como para testemunharmos o amor de Cristo por onde passarmos.
“tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno”, Efésios 6.16. Quando a mulher cristã confia na Palavra de Deus, a sua fé a reveste como um escudo, de forma que todos os dardos lançados pelo maligno são apagados. “Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus”, Efésios 6.17. Já o capacete ilustra a proteção da mente, com pensamentos firmados em tudo o que nos foi comprado por Jesus no Calvário. A espada do Espírito é a Palavra de Deus utilizada para destruir as obras do inimigo.
Querida irmã, durante as batalhas, fale a Palavra da Verdade e permaneça confiante de quem você é em Deus. Veja-se equipada com a couraça da justiça. Vista cada parte da armadura, uma de cada vez - as sandálias da paz, o escudo da fé, o capacete da salvação e a espada do Espírito. Agindo assim, não importam os laços que o inimigo arme, você vencerá todas as batalhas, em Nome de Jesus!
Andrea Schueng
MqV - Rondônia