Naum foi um homem usado por Deus para profetizar contra as nações que faziam o que era mau aos olhos do Senhor. Porém, em meio às ameaças e advertências, o Altíssimo também o inspirou a nos lembrar um pouco sobre o Seu divino caráter. Vamos estudar um pouquinho a respeito do que ele nos ensinou no versículo-base de hoje.
Primeiramente Naum destacou que o Senhor é bom. O que significa dizer que Deus é amor e tem misericórdia de nós. Mesmo sem merecermos, Ele nos ajuda quando buscamos o Seu socorro. Podemos observar que, quando o povo de Israel saiu do Egito rumo à Terra Prometida, passou pelo deserto e não foi desamparado por Deus.
Naum ressaltou também que o Senhor é uma fortaleza no dia da angústia. Ou seja, Ele nos defende dos ataques inimigos. Ao enfrentarmos situações difíceis, que parecem ser insolúveis, em que nos sentimos cansadas e abatidas, Deus vem para nos ajudar. Ele nos protege, fortalece, direciona e concede a vitória.
Posteriormente o profeta expõe que o Senhor conhece os que confiam nEle. Deus sabe de tudo ao nosso respeito e não permite que chegue a nós alguma luta que não possamos vencer: “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis; antes, com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar”, 1 Coríntios 10.13.
Por isso, se você confia no Senhor, fique tranquila, pois Ele é bondoso, uma fortaleza e jamais deixará que surja alguma batalha maior do que as suas forças e capacidade de vencê-la.
Flávia Santos
MqV – Distrito Federal