Meditaremos hoje em Ezequiel 37.1, não sob o ponto de vista do profetizar ou do crer, mas sim do que vem antes disso tudo, que é dar ouvidos à voz do Senhor, buscando compreender e praticar o que Ele tem falado conosco. Para isso, é preciso deixar de lado as distrações e conceitos próprios, além de conservar a humildade, mantendo o coração receptivo à correção divina.
Estamos acostumadas a resolver logo as situações adversas que surgem em nosso caminho e, assim, muitas vezes acabamos tomando decisões precipitadas, sem antes dar ouvidos ao que o Pai nos instrui a fazer. Esquecemo-nos de que, mais importante do que guerrear, é lutar pelo propósito certo, de maneira correta, sempre dirigidas e orientadas pelo Senhor.
Após cometer graves erros, Davi viu a gravidade de seguir os instintos humanos. O rei se arrependeu, foi perdoado, mas nos deixou um alerta. No Salmo 32.8, ele revela que Deus está sempre disposto a nos instruir e ensinar o caminho certo a seguir. Cabe a nós adquirir entendimento e evitar a teimosia de escolher atalhos enganosos que nos afastam do propósito divino e nos conduzem à perdição.
O segredo de sermos bem-sucedidas está em aplicarmos o conhecimento de Deus em nossa vida e agirmos como Ele nos dirige. Aquilo que para Ezequiel parecia impossível aos olhos humanos se tornou possível pelo simples fato de ele seguir a orientação do Todo-Poderoso. O mesmo pode ocorrer conosco, pois as Sagradas Escrituras revelam que “As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus” (Lucas 18.27). Por isso, siga a recomendação divina e vença qualquer desafio.
Leila Cerqueira
MqV – Acre
Foto de Chris Chow / Unsplash