A beleza da simplicidade

“Melhor é o pouco com justiça do que a abundância de colheita com injustiça”, Provérbios 16.8

Vida sentimental

As Sagradas Escrituras nos trazem exemplos de diversas mulheres que foram escolhidas por Deus para fazer a diferença em seu tempo. Dentre elas, é possível citar Ester, uma órfã, que vivia como escrava, sendo criada por seu primo mais velho Mardoqueu, que trabalhava no palácio. Com a destituição da antiga rainha, o rei Assuero convocou as moças virgens e de boa aparência que havia em seu reino para substituí-la. Ester estava entre elas e causava boa impressão em todos quantos a viam, inclusive o rei ficou maravilhado e a escolheu como esposa.

Não sabemos como se comportavam, nem quais eram as solicitações das outras candidatas à rainha. Mas, observamos que a escolha de Ester foi simples e singela, se comparada a de suas concorrentes e isso chamou a atenção do rei. “Chegando, pois, a vez de Ester, filha de Abiail, tio de Mardoqueu (que a tomara por sua filha), para ir ao rei, coisa nenhuma pediu, senão o que disse Hegai, eunuco do rei, guarda das mulheres; e alcançava Ester graça aos olhos de todos quantos a viam”, Ester 2.15.

Muitas vezes o exagero pode ser sinal de insensatez ou imprudência e Ester não agiu com extravagância. Ela soube se colocar com sabedoria e mesmo sendo candidata a rainha e recebendo tratamento diferenciado, foi humilde em aceitar a ajuda do eunuco usando e aceitando apenas o que lhe foi orientado. Quando os judeus se viram ameaçados de morte, esta corajosa mulher intercedeu por eles junto ao rei e seu ato de fé os livrou.

Querida irmã, o Deus do passado permanece o mesmo! Assim como foi com Ester e o seu povo, Ele continua ajudando, aconselhando e dirigindo àqueles que O servem.  Por isso, continue atenta e obediente às Suas instruções e que você jamais perca a simplicidade e humildade de coração, para que as suas escolhas sejam acertadas, assim como foi as desta sábia rainha.


Marília Gabriela

MqV – Mato Grosso do Sul