Se esforce e não desfaleça

“Mas esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos, porque a vossa obra tem uma recompensa”, 2 Crônicas 15.7

Vida sentimental

Toda oração que fazemos objetiva a atenção do Criador. Sabemos que, apesar de Ele nos ouvir, alguns pedidos são respondidos de imediato, enquanto outros demoram um pouco mais. A questão que estudaremos hoje é: como agimos no período da espera? Ficamos impacientes como quem está em uma sala aguardando pela consulta médica em atraso, a todo momento perguntando à recepcionista quanto tempo falta para o doutor chamar, ou como quem aguarda em paz por algo que sabe que chegará (Hebreus 10.37)?

Períodos de longa espera por uma resposta podem ser desafiadores. Mas a forma como lidamos com as adversidades em momentos como esses faz a diferença. Quando nos empenhamos em uma causa, seja ela qual for, não basta pedir a Deus e pronto. Precisamos nos esforçar com o zelo espiritual, sempre lembrando de nossas orações, sem desistirmos.

Houve um tempo em que Israel fez o que era mal aos olhos do Senhor e viveu dias de angústia. Naqueles tempos não havia paz sobre os habitantes daquelas terras. Foi quando o rei Asa ouviu as palavras do profeta, para que se esforçasse e não desfalecesse, porque haveria recompensa para a sua obra.  O monarca então realizou uma reforma religiosa removendo de Judá a idolatria. O povo se converteu dos maus caminhos e passou a desfrutar de anos em paz e prosperidade.

Observemos que o conselho dado pelo profeta foi o de que houvesse esforço por parte de Asa, pois haveria recompensa para a sua obra. Deus está atento a tudo o que fazemos. Da mesma forma, quando oramos, precisamos nos empenhar em crer que o Senhor nos ouve e responderá. Não podemos deixar a nossa fé desfalecer pelo caminho, por mais longo que ele aparente ser. Minha amada, não sei qual adversidade você está enfrentando. Mas, se esforce, confie e não deixe suas mãos desfalecerem. A recompensa virá e não tardará.


MqV – Ceará


Foto de Mathieu Bigard / Unsplash